Av. Hildebrando de Lima, 947 – Km 18
Osasco/SP
Av. Hildebrando de Lima, 407 – Km 18
Osasco/SP
Rua Horácio Lafer, 335 – Jd. das Flores
Osasco/SP
Princípios Pedagógicos
Sendo a escola um espaço propício à interação e ao exercício do convívio humano, o trabalho educativo deve comprometer-se com a promoção de uma cultura escolar pautada no acolhimento, no respeito e no cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade.
Para fortalecer esses aspectos, a organização pedagógica adotada pelo Colégio Cunha Carvalho oportuniza experiências escolares que favorecem a construção de identidades solidárias, o enriquecimento das formas de expressão e o exercício da criatividade, visando favorecer ao aluno as condições necessárias para dar respostas novas diante das mudanças aceleradas do mundo moderno.
Na construção das sequências didáticas, busca-se também a valorização das diferentes manifestações culturais e, especialmente, as da cultura brasileira, priorizando uma organização coerente com as metas de desenvolvimento integral do aluno e a valorização do trabalho docente com apoio em princípios pedagógicos claros e comprometidos com a educação de qualidade social.
A Proposta Curricular adotada se identifica com os princípios e valores que orientam a Lei de Diretrizes e Base, LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais, DCN. Reconhece-se, portanto, que a educação tem um compromisso com a formação e o desenvolvimento humano global, em suas dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica. E, por isso, coloca no centro do processo educativo o estudante e sua aprendizagem.
O Colégio Cunha Carvalho está orientado a oferecer uma formação humana integral, não limitando a oferecer apenas a preparação para o vestibular, apresentando diferentes formas de organização curricular, por meio de um projeto político-pedagógico fortalecido. Para seus estudantes são convergidos todos os esforços de educação e cuidado a fim de que se cumpram seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
Material Didático
Utilizamos o Sistema Positivo de Ensino como linha condutora no desenvolvimento dos conteúdos e da organização do aprendizado. Ao longo de todo o Ensino Médio, o estudante receberá um conjunto de material específico de cada ano. Material todo alinhado às diretrizes de nova BNCC.
Livro didático – 16 Volumes
O Livro Integrado para o Ensino Médio compõe a Formação Geral Básica e organiza-se em 8 módulos, cada um deles com dois volumes. Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais reúnem-se em um desses volumes, enquanto Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza reúnem-se em outro. Os temas foram organizados considerando as competências específicas e habilidades da BNCC e a Matriz de Referência do Enem.
Guia de Estudos – 16 Volumes
O Guia de estudos que acompanha cada um dos 8 módulos da Formação Geral Básica foi elaborado com o objetivo de proporcionar aos alunos possibilidades de compreensão e sistematização dos temas trabalhados. Sua organização que privilegia a preparação dos alunos para a resolução de questões do Enem.
O Guia de estudos também contempla uma proposta de retomada sintética dos conhecimentos explorados no Livro Integrado. E como parte do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à formação integral dos estudantes, na seção Atualidades são abordamos temas contemporâneos e propostas de reflexão envolvendo o tema em questão.
Livro de Itinerários Formativos – 8 Volumes IFI e 8 Volumes IFA
Os Itinerários Formativos aprofundam e ampliam conteúdos contemplados pela Formação Geral Básica e são compostos de unidades curriculares obrigatórias e eletivas. São caminhos personalizáveis à medida que os alunos escolhem quais seguirão.
Os Itinerário Formativos Integrados (IFI) e Eletivas (inclusas no material) são:
Os Itinerários Formativos por Área (IFA) são formados pelo aprofundamento de alguns conteúdos e por temas importantes da atualidade que tenham relação com o componente curricular. são compostos de unidades curriculares obrigatórias e são eles:
Eletivas**
** Eletivas opcionais e oferecidas contra turno, com material didático a parte (valores na secretaria). Condição de número mínimo de 5 alunos matriculados na Eletiva.
Plataforma Positivoon
Plataforma de aprendizagem integrada ao ambiente on-line que tem como objetivo facilitar o processo educacional dos alunos. A plataforma conta com videoaulas, conteúdo multimídia, planos semanais de estudos. Além disso é uma ferramenta para execução de provas, atividades, trilhas de estudos e simulados e contempla a ferramenta Studos como indicador de resultados.
Simulado ENEM e Vestibulares
A finalidade do simulado é preparar os alunos tanto para a realização das provas do ENEM quanto para vestibulares. Nesse momento, além de ser uma oportunidade de treino, os alunos podem identificar em quais disciplinas e conteúdos têm uma maior dificuldade e, com isso, direcionar os estudos com o suporte nos nossos professores. Ao longo do Novo Ensino Médio são aplicados:
VENHA NOS CONHEÇER!
nOSSOS pARCEIROS
Matriz Curricular Novo Ensino Médio – 2022
NOVO ENSINO MÉDIO REGULAR (FGB + IFI + 2 IFA + 2 ELETIVAS) – 2022
NOVO ENSINO MÉDIO ESTENDIDO ( FGB + IFI + 2 IFA + até 8 ELETIVAS) – 2022
** Eletivas opcionais e oferecidas contra turno,
com material didático a parte (valores na secretaria).
Condição de número mínimo de 5 alunos matriculados na Eletiva.
Fale com nossa equipe pedagógica