Nessa fase do aprendizado, o aluno é estimulado ao desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, da criatividade e da sensibilidade estética. O estudante tem a oportunidade de aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa.

Ao ingressar no Ensino Fundamental, o aluno é inserido em um espaço de inúmeros estímulos, que buscam não só despertar novas interações e criar conhecimentos, mas também ampliá-los por meio das múltiplas linguagens e trabalhá-los de modo cooperativo, usufruindo da criatividade, do encantamento pelo mundo da leitura e do desenvolvimento do raciocínio lógico.

Ao vivenciar e explorar diferentes situações na vida escolar, o aluno constrói a capacidade de decodificar e interpretar suas experiências. É com o uso da linguagem que ela obtém melhor entendimento do mundo, além de refletir e questionar tudo o que já lhe é conhecido, promovendo, assim, a aprendizagem.

No Colégio Cunha Carvalho, espera-se que os alunos desenvolvam aspectos cognitivos e emocionais, ampliando o autoconhecimento por meio de momentos lúdicos e contextualizados. Os educadores da instituição buscam trabalhar para que cada criança seja um ser único e coletivo, particular e global. E, acima de tudo, espera-se que cada aluno seja uma criança feliz.

Proposta pedagógica

Nessa fase do aprendizado, o aluno é estimulado a desenvolver o raciocínio lógico e crítico, a criatividade e a sensibilidade estética. O estudante tem a oportunidade de explorar e vivenciar as múltiplas linguagens, aprender os conteúdos em interação com a realidade, aplicando os conhecimentos no dia a dia, de forma dinâmica e prazerosa.

O aprendizado acontece por meio de vivências lúdicas e é permeado pela afetividade, com o objetivo de desenvolver repertório de códigos de linguagens, raciocínio lógico e crítico, sensibilidade estética, expressão corporal e percepção e análise dos fenômenos ocorridos diariamente.