Colégio Cunha Carvalho

Calendário


Maio / 2018
D S T Q Q S S
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
       

Próximos eventos

Nenhum evento programado.

 


Informativo Eletrônico

Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos eletrônicos:

 
Inscrever
Cancelar Inscrição


Notícias

Projeto Grupo de Estudos

05 de Fevereiro de 2015

Projeto Grupo de Estudos

 

  1. Título do Projeto:Tempos Modernos”
  2. Tema: História do Século XX
  3. Área de Estudo: História
  4. Ano do ciclo: 8º e 9º Ano
  5. Áreas de conhecimentos envolvidas:Sociologia, Filosofia, Geografia e Artes

 

  1. 6.    Justificativas

 

Este projeto foi elaborado diante da necessidade de analisar e refletir a construção da História pelo viés da cultura e das manifestações artísticas de forma crítica, estudando o passado, refletindo sobre o presente para pensarmos o futuro. Vivemos em um mundo bombardeado de informações provenientes de vários meios midiáticos, nos colocando na incomoda posição de agentes passivos da informação. Através deste conceito inicial podemos entender de forma mais explícita a importância de se estudar a sociedade, a sua origem, seu desenvolvimento e como a cultura influencia na formação dos mesmos. Podemos exercitar uma visão crítica por meio de uma poesia, de um filme, de uma simples frase de um livro ou apenas uma fotografia a qual olhamos. Por meio de nossa formação crítica, o estudo das ciências sociais, nos leva a termos um posicionamento ao fato analisado, podendo levantar: hipóteses, questionamentos e uma interpretação particular, tendo como ponto alvo a imparcialidade que permiti que analisemos diversas opiniões, para termos nossa interpretação social. Fazemos da fonte, essência de um olhar aguçado por conhecimento. Diante dessas urgências é preciso pensar em uma abordagem dinâmica do saber histórico.

 

7.Objetivos

            O objetivo desse projeto foi criar um material didático que abordasse de diferentes maneiras os conteúdos presentes no livro de História do Sistema Positivo para o 9º Ano, a fim de permitir aos alunosdiferentes ferramentas no aprendizadode diversos temas históricos do século XX e o início do século XXI, assim separamos os principais personagens, movimentos artísticos, sociais e políticos, a produção cultural e fontes artísticas que lançam um olhar sobre diferentes épocas.

            Além da produção de um material que contribuísse para o conhecimento cultural da História os alunos aperfeiçoaram habilidades fundamentais como a pesquisa e o questionamento diante das dúvidas que surgiram durante o processo de montagem do livro.

            Por último, é importante salientar que o principal objetivo desse trabalho foi a socialização dos alunos, o trabalho em grupo possibilitou a compreensão de que as divergências, quando existem, devem ser somadas e não excluídas, dessa forma, durante todo o período de produção do livro os alunos aprenderam a lidar com as diferentes opiniões e a solucionar os problemas que ocorreram, desenvolvendo noções fundamentais de autonomia e autocrítica.

 

  1. Metodologia

Durante o primeiro semestre do projeto os alunos que se destacaram na produção de diversos trabalhos nas áreas de História, Geografia e Artes foram convidados a dar prosseguimento no projeto, foram escolhidos cinco alunos, Gabriela Bragante, Jade Gomes, Lorena Alves, Natalia Hirose e Thiago Rodrigues, todos matriculados no 8º Ano.

Os alunos foram divididos em funções, sendo que cada um ficou responsável por um setor do livro, essas funções foram escolhidas de acordo com as competências e habilidades apresentadas pelos mesmos durante o primeiro semestre do projeto, constituindo a seguinte configuração:

Gabriela Bragante - responsável pela pesquisa de mídias sociais, dança e televisão.

Jade Gomes – responsável pela pesquisa das artes plásticas, esculturas, pinturas e arquitetura.

Lorena Alves – responsável pela pesquisa de música e teatro

Natalia Hirose – responsável pela pesquisa de literatura e exposições

Thiago Hirose – responsável pela parte de design e cinema

 

            O grupo fazia três encontros mensais, no primeiro se discutia quais assuntos históricos deveriam ser abordados em décadas sequenciais, após essa decisão todos faziam suas pesquisas de acordo com suas responsabilidades. No segundo, com as pesquisas em mãos, eram decididos quais temas entrariam para o livro, a partir dessa etapa cada aluno trabalharia sua pesquisa escolhida para o livro, produzindo uma reflexão sobre ela. Na terceira reunião o grupo separava essas reflexões em setores, os setores eram:

  • Fontes culturais – manifestações artísticas que tratam determinados períodos históricos
  • Catálogo cultural – obras produzidas da década em questão
  • Personagens – figuras importantes de cada década
  • Movimentos – movimentos, artísticos culturais, sociais e políticos fundamentais para o período histórico.
  • Especial – com um tema tratado com maior intensidade, devido sua importância.

Após a distribuição da pesquisa em setores o grupo produzia as páginas do livro.

Além das reuniões, outros três encontros mensais eram promovidos. Um cineclube, com exibição e discussão do filme assistido, uma audição de discos, para debater a importância da obra em seu período e a saída para exposições de temas distintos. O objetivo era sensibilizar os alunos na interpretação e entendimento das relações da cultura com a história.

 

9. Recursos

Utilizamoslivros, revistas, filmes, documentários, discos, documentos oficiais e sites, além de visitas a exposições e roteiros históricos.

           

    10.Cronograma
Desenvolvimento do projeto – Início em Fevereiro de 2012 e termino em Novembro de 2013

 

11. Avaliação

          Avaliação continua durante o desenvolvimento do projeto.

 

12. Bibliografia

HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos: O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 145-146.

KONDER, Leandro. Cultura e política nos anos críticos, in REIS FILHO, D. A; FERREIRA, j. e ZENHA, C. O Século XX - O Tempo das Crises: Revoluções, fascismos e guerras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Sistema Positivo, apostila de História 9ºAno


Busca


Trabalhe Conosco

Sistema de Ensino Positivo

Twitter Oficial do Colégio Cunha Carvalho

Página Oficial do Colégio Cunha Carvalho no Facebook